RSAI Arquitetura - Casas suspensas: veja os sistemas construtivos usados

Artigos

Casas suspensas: veja os sistemas construtivos usados

Casa suspensa é um tipo de obra que faz muito sucesso entre os clientes e até mesmo entre os profissionais. Basta dar uma olhada nas premiações de arquitetura todos os anos que sempre vemos algum projeto de casa suspensa ou com viga em balanço. Quando falamos de casas suspensas por pilares, existem alguns materiais e técnicas construtivas mais indicados para garantir uma obra segura e esteticamente agradável. Para te ajudar a criar um projeto impecável, no post de hoje vamos mostrar como criar uma casa suspensa e 22 ideias super inspiradoras. Acompanhe!

1. Quais são os sistemas construtivos usados em casas suspensas?

Construir uma casa suspensa exige atenção aos materiais e técnicas construtivas para garantir a segurança da estrutura. Um dos métodos utilizados para a criação de casa suspensa são as vigas em balanço. Trata-se de uma técnica em que a viga avança pela obra sem nenhum pilar embaixo. A principal vantagem de uma casa suspensa com viga em balanço é o visual, que fica incrível. Além disso, o vão livre permite aproveitar o espaço de várias formas.

As estruturas metálicas, como o Steel Frame, também costumam ser bastante utilizadas em casas suspensas. O material já vem com as dimensões corretas da fábrica, evitando recortes e entulho de obra. Esse sistema construtivo também permite a construção de vãos mais amplos, valoriza o espaço interno da residência e traz versatilidade para a casa suspensa. O crescimento da arquitetura modular também está fazendo aumentar o número de projetos de casas suspensas feitas com contêiner.

Esse tipo de casa, que pode ser suspensa ou não, é uma solução sustentável que traz outras vantagens como agilidade na construção e redução de custos da obra. É impossível falar de casa suspensa sem citar o pilotis. O elemento, que é um dos 5 pontos da arquitetura moderna, deixa o vão livre e dar um ar de leveza para a obra.

Uma dúvida muito comum é se existe diferença entre pilotis e pilares. Um pilar é uma forma estrutural que recebe carga de um edifício no sentindo vertical. Ou seja: o pilotis é um pilar. A diferença entre eles é que o pilotis deixa um vão abaixo dele, que permite a circulação de pessoas, enquanto o pilar geralmente fica escondido na obra ou nas laterais.

Outro material bastante utilizado em projetos de casa suspensa é a madeira. Essa é uma escolha perfeita para chalés no campo, casas suspensas em árvores ou residências na praia. Além de ser usada como solução estrutural, a madeira pode ser aplicada nos pilotis, revestimentos, divisórias e encaixes da casa suspensa.

2. Quando criar casas suspensas do solo?

Uma casa suspensa é perfeita quando o cliente quer aproveitar ao máximo o espaço do terreno. A área livre pode ser aproveitada para criar uma garagem, área de lazer ou outro espaço de convivência. Trata-se de uma das características das casas modernas que fica esteticamente agradável e traz muitas vantagens para o cliente. Um projeto de casa suspensa também é uma opção interessante quando falamos de terrenos em declive ou aclive. Veja o significado de cada conceito:

Terreno em declive: fica abaixo do nível da rua.
Terreno em aclive: fica acima do nível da rua, subindo para os fundos.

Casa suspensas também são indicadas para regiões montanhosas, de floresta ou de praia. Ao se deparar com esse tipo de terreno, o arquiteto precisa avaliar junto com o cliente quais são as vantagens e desvantagens de construir uma casa suspensa. Em muitos casos, os custos com o estudo do solo e outros procedimentos necessários para a construção no local não são vantajosos de acordo com o orçamento disponível para a obra.

Vantagens de uma casa suspensa

  • mais privacidade (de acordo com o conceito do projeto)
  • terreno mais barato
  • estética diferenciada
  • vista privilegiada
  • redução de problemas com umidade
  • menos geração de entulho na obra
  • maior conforto térmico
  • mais facilidade na passagem de tubulação abaixo do piso
  • maior integração com o entorno

Desvantagens de uma casa suspensa

  • gastos elevados com estudos do solo e terraplanagem
  • maior número de problemas com transporte dos materiais
  • custo elevado da obra

3. Quais são os desafios em um projeto de casa suspensa?

Lidar com terrenos acidentados, como montanhas, florestas e praias é um dos maiores desafios desse tipo de projeto. Construir uma casa suspensa exige um estudo detalhado do solo para evitar problemas e garantir a segurança da estrutura. Além disso, dependendo do local, é possível que haja impedimentos legais para a construção de uma casa suspensa. Em chácaras e florestas, por exemplo, é preciso verificar se não há nenhuma restrição ambiental que impeça a execução da obra.

Também é preciso estar atento ao método construtivo escolhido para a casa suspensa. O ideal é que sejam escolhidos sistemas leves, como o Steel Frame e o Wood Frame, para evitar que a obra fique muito pesada e comprometa a fundação.

Gostou deste post? Aproveite para enviar uma mensagem para nosso time e compartilhar nas redes sociais. Ficaremos contentes em ajudá-lo.

Compartilhar conteúdo