RSAI Arquitetura - O que não pode faltar para ter mais conforto na sua sala de estar

Artigos

O que não pode faltar para ter mais conforto na sua sala de estar

Não importa o tamanho ou o estilo. Acho que todos podemos concordar que o importante para uma sala de estar é que ela seja aconchegante e confortável. E foi pensando nisso que separamos sete dicas para que você dê aquele “Q” a mais de comodidade e bem estar desse cantinho da sua casa. 

E, para começar, lembre-se que toda a sala pode ter as características que trazem essa sensação de bem estar. Basta entender e aplicar algumas técnicas e, por que não, alguns elementos móveis e decorativos. Sua sala de estar tem que ser funcional para você – e se a funcionalidade for também bonita esteticamente, chegamos ao design perfeito!

1. Preencha espaços com plantas

Muitos espaços vazios acabam com a sensação de aconchego do ambiente, então por que não adicionar um pouco de vida e preencher esses hiatos? Aposte em plantas de diversos tamanhos para ocupar os cantos da sala que ainda estiverem sem elementos. Experimente plantas altas para preencher espaços verticais. Escolha as pequenininhas para prateleiras e estantes. 

Só certifique-se que, aonde quer que elas estejam, tenham acesso a luz solar o suficiente para sobreviverem. Plantas mortas não vão deixar sua sala (e nenhum outro cômodo) nada mais agradável.

2. De volta para o passado

Talvez não seja a experiência de todas as pessoas, mas sempre que eu penso na casa da minha avó, eu sinto uma grande sensação de aconchego preenchendo meu coração.  Então, outra maneira de deixar uma sala de estar mais confortável é brincar com a memória das pessoas e trazer elementos que possam remeter a esse passado. 

Se sua casa ou apartamento é antigo, conserve os pontos de arquitetura que dão essa característica a ela. Misture elementos antigos e novos para dar, não somente a sensação de comodidade, mas também de requinte.

3. Mergulhe fundo nas paredes

Pintar suas paredes de uma cor diferente do teto pode trazer a sensação de que a sala é menor do que realmente é e, por consequência, que ela é mais aconchegante. Ou ainda escolha uma das paredes para adicionar uma cor mais quente, como os tons de vermelho e amarelo, como as folhas secas no outono.

4. Ah, o tapete

Feche os olhos e se imagine pisando de pés descalços em um tapete bem felpudo. O tecido do tapete envolve seus pés e dedos em uma espécie de massagem. Legal, né? Esse pode ser mais um passo no caminho de uma sala de estar mais confortável. Inclusive, vai ser ótimo para quando você estiver recebendo amigos em casa e acabarem os assentos no sofá. Espere e veja seus convidados brigando por quem é que vai sentar no tapete dessa vez. ; )

5. Um círculo

Comodidade não se trata apenas daquilo que você tem na sua sala, mas também de como você organiza. Um jeito legal e clássico de criar um ambiente aconchegante é alinhar os assentos de modo que formem uma espécie de círculo. Não precisa parecer formal, mas de um modo que todas as pessoas possam se ver e se sentirem convidadas à conversa.

6. Olá, luz natural

Abra as cortinas e deixe que a luz natural entre e invada seu ambiente. Não podemos minimizar a importância da luz solar como um dos principais fatores de conforto. Está na nossa identidade genética. Uma sala com pouca entrada de luz natural pode passar a sensação de opressão e depressão.  Abra janelas, cortinas, portas e espante essa inhaca para longe!

7. Materiais naturais

Madeira natural é um dos melhores caminhos a se seguir quando você quer transformar um ambiente amplo em um que dê essa impressão de aconchego e bem estar. Tanto ela quantos outros materiais, como palha e vime, não têm somente um papel decorativo, como também oferecem textura e calor. Especialmente nesse momento de isolamento social, em que estamos muito dentro de casa, eles nos reconectam com a natureza e o mundo exterior.

Gostou deste post? Aproveite para enviar uma mensagem para nosso time e compartilhar nas redes sociais. Ficaremos contentes em ajudá-lo.

Fonte


Compartilhar conteúdo